quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Manhã de bentevis



Uma manhã de sol, depois de tanta chuva, com previsão de mais, e a gente se põe na maior disposição... Fiz faxina na sacada, cuidei das 'prantinha' e deixei o piso secando. Fui até o Posto de Saúde, ao lado do Titri, colher informações sobre o Grupo Antibagismo (bem dizia Mark Twain...)(Me sinto o próprio Zeno, do livro do Svevo!). Me atendeu rapaz gentil, o grupo existe, sim, mas é concorrido, tem fila de espera. E tem que ter carteirinha do SUS. Tudo bem, eu faço. Volto à tarde - tem que levar comprovante de residência, pra provar que mora na Trindade.

Na volta parei no Desterro Café, bati papo, tomei meu sagrado cafezinho com leite. Dali, paradinha na Papelaria: preciso de um favor, mas pago por ele. Preciso de sacola daquelas bem grandes, pra ajeitar os vidros vazios de conserva lá pro amigo do sítio. A moça foi buscar:
- De quantas a senhora precisa?
- Duas dá. Se precisar de mais alguma, volto aqui...Quanto é?
Ela ri, e se vira pro rapaz que atende junto com ela:
- Acho que dez reais cada uma!
E eu, fazendo cara de emburrada:
- Não quero mais!
Paramos de rir e ela finaliza:
- Pra senhora, nada!
A Arlene,aposentada do Inglês, minha vizinha, olhava uma vaquinha de pelúcia, intrigada:
- Isso aqui é uma vaca, mesmo?
A moça vem explicar que não só é uma vaca, como também fala. E liga a vaquinha, e depois os sapos, porque eu olhava os sapos, e fica uma farra barulhenta lá dentro...

Passo 2: Padaria. Mesmo jeito, mesmo pedido. O Júnior tava lá, fiquei bem contente, faz tempão que não via a criatura. Gil me arranja duas sacolonas, e pergunta pro chefe quanto cobrar por elas. A resposta é igual:
- Pra ela, nada.
E neste momento entra Samuca:
- Júnior, me arranja um cigarrinho?
Malino que só ele, Júnior diz:
-Só se o Toninho deixar! (Toninho é o dono do açougue ao lado).
Samuca sai zunindo e me zango com o Júnior:
-Toninho é antitabagista ferrenho, até se recusa a vender cigarros... Sabes bem que ele vai dizer que não!
Nisso Samuca volta:
-Toninho disse que pode!
E nós caímos na gargalhada:
-De bobo não tem nada!
(E é claro que Samuca ganhou seu cigarrinho...)

Este vidro com pedras daí de cima é presentim pro Inacio Carreira, amigo gigante de Jaraguá, que costuma levar pedras de lembrança dos lugares que visita. Duvido que, depois de algum tempo, ele se lembre que pedra é de onde, mas fui juntando aqui pelas vizinhanças, pondo dentro do vidro, só pra "atentar"... Ficou bonitinho, não ficou?

Esta semana tou nos braços do Aldir Blanc, pesquisando letras pra outros parceiros, mas antes de voltar pra ele, vou fazer faxina no banheiro. As toalhas,os pisos e o tapete já estão no varal, lavadinhos e cheirosos, falta dar aquela limpada em regra no dito cujo. Me dêem licença, que preciso aproveitar o sol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário