segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Acabando comigo...



Estávamos ali, no Desterro Café, batendo papo, na sexta à tarde: Tadeu, Zé Mariano e eu.

E eu contava pro Zé, que também é formado em Letras-Português, o que estava fazendo no livro Bulha d'arroio, de meu avô, um trabalho bem metódico:

1. redigitar todos os contos, a partir da edição da FCC, de 1992.
2. cotejar este texto com a primeira edição, de 1939, época sem muita uniformização ortográfica.
3. a partir daí, estabelecer um texto-base, sem falsear jamais o que o Velho escreveu, mas atualizando a grafia, e mantendo a representação da fala do serrano do campo, exatamente como ele pretendeu fazê-lo.
4. Escrever a apresentação, explicando o que tinha feito.
5. Redigitar o texto do Nereu Corrêa, muito bom, que está na edição crítica da EdUFSC, de 1978, com um recorte: apenas o que ele diz do livro de contos, deixando pra depois o que é falado do romance. Minha formação em Teoria Literária não me deixa concordar com tudo que Nereu diz ali, mas ele está certíssimo na maior parte do exposto.
6. fazer uma síntese biográfica do autor, sem ser aquela horrível disposição em linha do tempo de trabalho acadêmico: acho aquilo um saco, acredito que ninguém lê...
7. por último, rever e refazer o glossário, conferindo o que estiver já dicionarizado no Houaiss, cuja equipe fez um bom trabalho a respeito dos regionalismos brasileiros - mas não completo, o que é compreensível. E esta é uma tarefa demais de maçante! Além disso,tanto quanto possível, dar uma redação mais técnica pro glossário...

Quando acabei, mudamos de assunto, Rud trouxe mais um café, e Zé comentou que gostariam, Rita e ele, que eu os visitasse no apartamento novo. Vieram de Coqueiros pra cá, e estão adorando a Trindade, bairro tão cheio de vida, só achando tudo mais caro, aqui.

E eu: ai, Zé, irei com muito prazer,mas primeiro deixa eu acabar com meu avô!

E ele, aproveitando a deixa: se não acabares com teu avô, ele é que vai acabar contigo...

Pois, Zé, "acabei com o vô", deixo descansar um pouco, antes de partir pra revisão completa e minuciosa do final, e bem feliz com o ter feito o trabalho. Foi muito bom, uma grande aprendizagem.

E posso garantir: quem vai acabar comigo é João Bosco, hehehehe... Porque estou de volta "aos braços de João", com o prazer de sempre,e dando um duro danado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário