sábado, 19 de setembro de 2009

Crônica do Schroeder

BIG BROTHER JARAGUÁ

Instalaram uma câmera a poucos metros do meu prédio. Dizem que ainda não está funcionando: problemas técnicos. Acho que vou ligar todos os dias para a polícia, para saber a partir de quando estará funcionando. Agora, tenho que ter outra postura. Não posso mais descer às 2 da manhã para levar o lixo usando chinelos de dedo, um moletom puído e aquela camiseta que me acompanha há mais de uma década... Não quero ficar registrado como um farrapo nas câmeras... E também não vou mais colocar as garrafas vazias de vinho na lixeira do prédio (bem próxima da câmera).

– Olha lá, o careca desceu de novo, outra garrafa... Jesssuuuiiissss...

E muito menos deixar os sacos de lixo meio abertos, cheios, com algumas coisas a mostra.

– Olha ali! Até que ele é não é tão gordo, pelo que come...

O mais engraçado disso são as coincidências, vejam só... Há exatos 60 anos, em 1949, o escritor Eric Arthur Blair, sob o pseudônimo de George Orwell, lançou o livro “1984”, que abertamente critica os regimes totalitários (de esquerda e de direita) através de metáforas, pois o “Big Brother” (como se denominava o chefe daquele nação) estava de olho em todos os seus súditos.

Inspirados no livro do Orwell, uma produtora de TV inventou o programa “Big Brother” e o licenciou para o mundo inteiro.

Pois é, o programa “Big Brother” chegou a Jaraguá: são 20 câmeras de monitoramento com uma visão de 360 graus que captam tudo num percurso reto de mais de 1 km.

Em “Vigiar e Punir”, Michel Foucault levanta o tema da “Sociedade Disciplinar”, implantada a partir dos séculos 17 e 18, um sistema de controle social por meio da conjugação de técnicas de classificação, de seleção, de vigilância...

Daqui a pouco, vão inventar lagartixas-robôs, para se infiltrar onde a câmera não chega... Seria o fim da intimidade? Drummond responde:

“Na ambígua intimidade
que nos concedem,
podemos andar nus
diante de seus retratos.
Não reprovam nem sorriem
como se neles a nudez fosse maior.”

Senhoras e senhores, o “Big Brother” Jaraguá começou, escolham bem suas roupas, o penteado (disso eu não entendo) e cuidado, deixem a má educação no trânsito em casa, porque o bicho vai pegar agora!

Como eu gostaria de ter acesso a essas imagens, dar uns “zooms”, pois, como já disse o Caetano, “de perto ninguém é normal”.

(Anexo,AN,19/9/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário