sábado, 12 de setembro de 2009

Crônica do Schroeder

E parabéns, Débora e Carlos! Já tou pensando num tricozinho pro filho do Alemón!

AGORA SÓ FALTA VOCÊ

Querido(a) filho(a). Ainda não sei seu nome e muito menos o seu sexo. Isto pouco importa agora. Você têm menos de dez semanas de vida e já mudou os meus mais de trinta anos.

Quando soube de sua chegada, fiquei uns dois dias com um sentimento estranho, inédito. Primeiro pensei que fosse o susto, da notícia repentina. Depois vi que este sentimento se chama paternidade, e não passa.

É a responsabilidade constante, o amor incondicional. Agora você é apenas uma coisinha, muito pequena, na barriguinha da mamãe. Mas quero que saiba que cada beijoca que dou na ainda pequena barriga de sua mãe é um eu te amo em forma de estalo.

Enquanto digito essas poucas linhas, você está na Itália, acompanhando sua mãe numa viagem de trabalho. Estou morrendo de saudades de vocês. E que bom que vocês chegam amanhã, domingo, pois estou louco para ver a barriguinha! Eu nem sei como te fazer feliz, como retribuir a felicidade que me destes, mas prometo que vou tentar. Até recorri ao Carlos Drummond de Andrade.

“Como fazer feliz meu filho?

Não há receitas para tal.

Todo o saber, todo o meu brilho, de vaidoso intelectual vacila ante a interrogação gravada em mim, impressa no ar. “

Há alguns anos nem imaginava que um dia seria pai, agora você, meu amor, está aí, vivo, leve e solto. A vida te faz engolir tudo que diz mesmo, é a roda viva do Chico Buarque:

“A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva, e carrega o destino pra lá.”

Olha, quarta-feira que vem o papai vai para a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, e já vai comprar os seus primeiros livrinhos, ok? Vai trazer alguns já autografados, certo? Sei que no futuro teremos muitas alegrias, algumas discussões, e que você vai querer evitar o chinelo do papai (tamanho 44). Então além dos livrinhos, vou dar um pulo numa loja que vi na internet e comprar dois bodies com estampas engraçadíssimas: “Só as crianças EMO choram” e “Cereal Killer”. Beleza?

Como diz a música da Rita Lee, que ficou um primor na voz da Maria Rita: “Agora só Falta Você”. Então venha logo, que sou um tanto ansioso e imediatista, e não sei se suporto a espera. Falando em Maria Rita, ela canta a música “Cria”, que vamos escutar muitas vezes juntos.

“Nasceu outro dia e já quer ir pro chão.

Já fala mãe, já fala pai.

Já não suja a cama.

Não quer mais chupeta.

Já come feijão.

E posso até ver os meus traços nos primeiros passos.

Tropeça e seguro e não deixo cair.

Se cai, levanta, continua.”

Filho (a), você encheu de música a minha vida.

(Anexo,AN,12/9/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário